Programa UC Pernambuco

Governo do Estado lança Programa UC Pernambuco para as Unidades de Conservação da região de Suape

Elaboração de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo, implantação de conselhos gestores e indicação de oportunidades de Corredores Ecológicos para os Parques Estaduais (PEs) Mata de Duas Lagoas e Mata do Zumbi, Floresta Urbana (FURB) Camaçari e para a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ipojuca-Merepe. Essas são as ações previstas pelo Programa UC Pernambuco para essas quatro Unidades de Conservação (UCs), sendo as três primeiras localizadas no município do Cabo de Santo Agostinho e a última em Ipojuca. O plano de trabalho foi apresentado, na manhã desta terça-feira (30), durante webinário promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE).


Contratado pela Semas-PE, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) ficará responsável pela execução do Programa nessas quatro áreas, que será realizado em quatro etapas. A primeira delas é o levantamento de dados para compor o documento de Diagnósticos Socioambientais. Nesse caso, serão observados o Meio Físico (clima, fenômenos meteorológicos, geologia, geomorfologia, pedologia, recursos hídricos, trilhas e aspectos paisagísticos, o Meio Biótico (biomas e ecossistemas, vegetação e flora, fauna e biodiversidade de ecossistemas aquáticos) e o Meio Antrópico (socioeconomia, Arranjos Produtivos Locais – APLs, uso e ocupação do solo, patrimônio cultural, populações tradicionais, políticas e projetos relacionados).


Os resultados dessa primeira fase subsidiarão as demais etapas de execução do projeto: criação de conselhos gestores, elaboração de planos de manejo e o monitoramento remoto de fragmentos florestais e propostas de criação de corredores ecológico. O trabalho conta ainda com a atuação conjunta da empresa PLANTUC – Projetos Socioambientais, que atuará nesse “Agrupamento Suape”, como está sendo identificado no Programa. O evento contou, ainda, com a participação de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), do Itep, membros das prefeituras dos municípios envolvidos e da sociedade civil.


MATA DE CAMAÇARI – A Floresta Urbana (FURB) possui uma área de 223,3 hectares, está inserida no Bioma Mata Atlântica, em estágio médio de regeneração, e tem importância como refúgio da fauna e da flora.


MATA DE DUAS LAGOAS – O Parque Estadual possui uma área total de 140,3 hectares e também faz parte do Bioma Mata Atlântica. Encontra-se inserido na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), área sob o domínio do Complexo Industrial Portuário de Suape. O nome do parque se deve à duas grandes lagoas que se encontram logo em sua entrada.


MATA DO ZUMBI – Com uma área total de 292,4 hectares, o Parque Estadual faz parte do Bioma Mata Atlântica e também se encontra dentro da ZPEC, sob o domínio do Complexo Industrial Portuário de Suape.


IPOJUCA-MEREPE – A Área de Relevante Interesse Ecológico possui uma área total de 1.488,81 e está inserida no Bioma Mata Atlântica, compreendendo áreas de Matas, Manguezais e Restingas. A área da UC abriga não somente espécies que são comuns a estes ecossistemas, mas também que biogeograficamente apresentam distribuição restrita. Ambos funcionam como sítios de alimentação e reprodução de diversas espécies de aves aquáticas, marinhas e migratórias.


PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do Programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.