Programa UC Pernambuco

APA de Santa Cruz: local de grande importância para a conservação da biodiversidade no Litoral Norte

Revisão dos Diagnósticos Socioambientais Participativos. Essa é ação que já está sendo colocada em prática pelo Programa UC Pernambuco para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz. Os resultados desse trabalho servirão de subsídio para a atualização do Plano de Manejo.


Compreendida entre os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, a APA de Santa Cruz possui uma área total de 38.692 hectares, sendo 24.943ha correspondentes à área continental e 13.749ha à área marítima. Foi criada em 2008 com a finalidade de promover a dinamização e diversificação das atividades e oportunidades produtivas do litoral norte, fomentando o desenvolvimento socioeconômico, mas garantindo a preservação de seu patrimônio natural, histórico e cultural.


O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz é um dos ecossistemas mais importantes do litoral do Estado de Pernambuco, em virtude de sua grande biodiversidade e produtividade primária e secundária, representando uma unidade ecológica de grande significado ambiental e socioeconômico.


A área possui significativos remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas associados que, além de abrigar espécies raras e ameaçadas de extinção, exercem o papel na proteção do solo e do relevo, na manutenção dos recursos hídricos superficiais e na recarga dos mananciais subterrâneos. O Atlas da Biodiversidade de Pernambuco configura a APA de Santa Cruz como sendo uma área de “extrema importância” e “importância muito alta” para a conservação da biodiversidade, abrangendo seis Refúgios de Vida Silvestre e três áreas estuarinas. Além disso, a reserva possui uma geologia marcante e de grande relevância, contendo uma importante reserva de água subterrânea em exploração para abastecimento público da Região Metropolitana do Recife.


PROGRAMA – O UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e conta com a execução do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Os recursos são provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.