Criada em 1986, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estuarina dos Rios Sirinhaém e Maracaípe possui uma área total de 3.335 hectares e está localizada entre os municípios de Ipojuca e Sirinhaém, começando próximo a Porto de Galinhas, passando por Serrambi, e terminando na Barra de Sirinhaém. Contribuem para a formação desta região os rios Siribó, da Palma, Trapiche, Arrumador e o Riacho Duas Irmãs, além da Lagoa Ilha do Ave e o Rio Maracaípe. Coberta por manguezal abriga uma grande diversidade de fauna.
O grande objetivo desta APA é contribuir, de forma geral, para a conservação, preservação, recuperação e restauração desses ecossistemas. Possui enfoque no uso sustentável e conservação dos ambientes estuarinos e marinhos de águas rasas, que estão mais suscetíveis à pressão antrópica direta e indireta, ocasionada principalmente pelo turismo desordenado nos recifes de coral e arenitos de praia, pesca predatória, sobrepesca, degradação ambiental dos rios e estuários que influenciam diretamente o ambiente marinho.
No âmbito do Programa UC Pernambuco, está previsto para APA Estuarina dos Rios Sirinhaém e Maracaípe o levantamento dos Diagnósticos Socioambientais Participativos. Ela encontra-se no Agrupamento Litoral Sul, que abrange, ainda, as Áreas de Proteção Ambiental de Guadalupe, Sirinhaém, Marinha Recifes Serrambi, Estuarina do Rio Formoso e Estuarina do Rio Carro Quebrado.
O Programa UC Pernambuco é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e conta com a execução do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Ele tem como objetivo a promoção de soluções integradas no que diz respeito à gestão ambiental de Unidades de Conservação estaduais. O projeto contempla 47 UCs, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.