Programa UC Pernambuco

Programa UC Pernambuco propõe soluções integradas para RVS Mata do Amparo

Elaboração de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Plano de Manejo e abordagem sobre Conselho Gestor, além da indicação de oportunidades de Corredores Ecológicos. Esses são os trabalhos previstos pelo Programa UC Pernambuco para o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Amparo, localizado no município de Itamaracá.

A Unidade de Conservação possui uma área total de 172,9 hectares e situa-se na porção central da Ilha de Itamaracá. Nela encontramos a nascente do Riacho Jacaré, um dos formadores do Rio Jaguaribe. A Mata do Amparo é constituída por remanescente do Bioma Mata Atlântica, com expressiva cobertura vegetal e apresenta como critérios de preservação o refúgio de flora e fauna e proteção do sistema hidrográfico.

No âmbito do Programa UC Pernambuco, o RVS Mata do Amparo está inserido dentro do “Agrupamento Canal de Santa Cruz”, que envolve ainda as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Cruz, Estuarina do Canal de Santa Cruz, Estuarina do Rio Itapessoca e Estuarina do Rio Jaguaribe, além dos Refúgios de Vida Silvestre (RVS) Mata de Santa Cruz, Mata do Engenho São João, Mata do Jaguaribe, Mata do Engenho Macaxeira e Mata Lanço dos Cações.


PROGRAMA – O UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e conta com a execução do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Os recursos são provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.