O Programa UC Pernambuco chega com força total aos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) promove, nesta terça-feira (29), a Oficina de Diagnóstico Participativo, que envolverá pessoas e instituições relacionadas às áreas dos Refúgios da Vida Silvestre Mata do Sistema Gurjaú, Mata do Bom Jardim, Mata do Engenho Salgadinho, Mata de Caraúna e Mata de Contra Açude. As florestas do Sistema Gurjaú têm grande importância para a proteção dos recursos hídricos, mantendo mais de 200 nascentes, além de ser fundamental refúgio para diversas espécies da fauna e da flora.
O encontro será realizado na Estação Cidadania, no Cabo de Santo Agostinho (Av. Almirante Paulo Moreira, 3133, Garapu), a partir das 8h30, e os interessados em participar podem se inscrever através do link: https://forms.gle/QbeV5ZTSPcxwcFU9A.
Participarão da oficina moradores, organizações locais, ambientalistas, donos de propriedades localizadas nas Unidades de Conservação, pesquisadores, lideranças comunitárias e gestores, representantes de entidades do poder público e da sociedade civil. Essa troca de informações com a sociedade vai propiciar à equipe do Programa um melhor entendimento sobre as principais características socioambientais, assim como as problemáticas e potencialidades de cada UC. É também uma oportunidade para que os participantes compreendam melhor quais são essas áreas naturais e como protegê-las.
No âmbito do Programa UC Pernambuco, além dos Diagnósticos Socioambientais Participativos, as cinco UCs que compõem o “Agrupamento Sistema Gurjaú”, serão contempladas também com a elaboração de Planos de Manejo, abordagens sobre Conselhos Gestores e indicações de oportunidades de corredores ecológicos. De forma articulada com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), organização contratada para executar o Programa, a Associação Plantas do Nordeste (APNE) é a instituição responsável pela mobilização social e por trabalhar os diagnósticos, que darão base para as demais etapas do projeto, apontando elementos fundamentais para os Planos de Manejo de cada UC.
PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integradas no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 Unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do Programa.
Serviço:
29/03 – Oficina de Diagnóstico Participativo – Agrupamento Sistema Gurjaú
Hora: a partir das 8h30
Local: Estação Cidadania (Av. Almirante Paulo Moreira, 3133, Garapu, Cabo de Santo Agostinho)
Inscrições: https://forms.gle/QbeV5ZTSPcxwcFU9A

