Programa UC Pernambuco

DIAGNÓSTICOS SOCIOAMBIENTAIS PARTICIPATIVOS

O que são e para que servem?

Os diagnósticos socioambientais das Unidades de Conservação são documentos que apresentam de forma sistematizada informações que caracterizam seus territórios, ressaltando aspectos biológicos, socioeconômicos e físico-naturais, sendo também levantados elementos jurídico-institucionais e apresentada cartografia temática.

Além de apresentarem elementos como caracterização dos ecossistemas, vegetação, recursos hídricos, flora, fauna; informações sobre economia, cultura e populações locais (entre outros), os diagnósticos são também importantes norteadores para o planejamento da gestão socioambiental.

Desta forma, devem servir como embasamento para a elaboração do Plano de Manejo de cada Unidade de Conservação, inclusive evidenciando elementos para a definição dos zoneamentos e dos programas de gestão das UCs.  

Como são elaborados?

Elaborados de forma técnica e participativa, os diagnósticos devem ainda evidenciar, por um lado, potencialidades e oportunidades de conservação e de desenvolvimento sustentável local; e por outro, apontar fatores de impactos, pressões e ameaças que incidem sob as Unidades de Conservação. Para tanto, é importante que sejam envolvidos os diversos atores sociais e segmentos, incluindo pessoas e instituições da sociedade civil e do poder público.

A elaboração dos diagnósticos é realizada a partir de levantamento e sistematização de dados secundários (disponíveis em referências bibliográficas e publicações técnicas e científicas), realização de visitas técnicas em campo e realização de oficinas participativas. Nesse contexto, a identificação dos principais elementos ambientais, paisagísticos e socioculturais a serem conservados e das principais problemáticas a serem trabalhadas pela gestão das UCs são aspectos essenciais que os diagnósticos devem evidenciar para a elaboração dos Planos de Manejo.

O Programa UC Pernambuco vai trabalhar Diagnósticos de quantas UCs?

Serão trabalhados diagnósticos socioambientais participativos de 47 Unidades de Conservação estaduais, da seguinte forma:

ELABORAÇÃO/ATUALIZAÇÃO QUANTIDADES POR CATEGORIAS DE UCS
Elaboração de diagnósticos de 43 UCs
22 Refúgios da Vida Silvestre – RVS

3 Parques Estaduais – PE

1 Estação Ecológica – ESEC

6 Florestas Urbanas – FURB

1 Monumento Natural – MONA

1 Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE

3 Áreas de Proteção Ambiental – APA

6 APAs Estuarinas
Atualização de diagnósticos de 4 UCs
(as quais já possuem Planos de Manejo,
com seus respectivos diagnósticos)
APA de Guadalupe

APA de Santa Cruz

APA Aldeia-Beberibe

Parque Estadual Mata da Pimenteira

Para saber quais são as Unidades de Conservação contempladas e onde estão localizadas, acesse aqui