Programa UC Pernambuco

ITEP inicia projeto de elaboração de estudos ambientais e instrumentos de gestão para Unidades de Conservação de Pernambuco

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) deu início, na manhã desta terça-feira (17/08), aos trabalhos visando a “Elaboração de Estudos Ambientais e Instrumentos de Inovação para a Gestão Ambiental e Conservação da Biodiversidade em Unidades de Conservação de Pernambuco”. O Itep foi a organização contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade que o órgão responsável pelo Programa de Unidades de Conservação de Pernambuco (UC Pernambuco).

Pernambuco possui atualmente 89 Unidades de Conservação (UCs), das quais 74 são geridas pelo Estado. O programa beneficiará mais de 55% dessas áreas protegidas sob a administração pública. Esses maciços estão localizados em 32 municípios, distribuídos nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e RMR. O Itep tem como objeto a realização de estudos e proposições relacionados a 47 Unidades de Conservação, que compõem o Sistema Estadual de Pernambuco (SEUC)

Com a realização desses estudos, o governo pretende potencializar a gestão e a conservação dos recursos naturais. Os planos de manejo vão abranger o diagnóstico (levantamento do meio físico, biótico, antrópico – ação e relação do homem com o local -, aspectos legais, etc), zoneamento de territórios, definição de potencialidades, diferenciação e intensidade de uso dos recursos existentes, necessidades de proteção e recuperação, assim como a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão dos espaços estudados.

Nesse primeiro encontro o Instituto Recifes Costeiro (Ircos), um dos parceiros estratégicos do Itep no processo, apresentou seus estudos preliminares para o grupamento do Litoral Sul. Estavam presentes representantes da CPRH, Semas, UFPE, Procuradoria de Olinda, Núcleo de Gestão Territorial Sustentável do Itep.

Ainda como parte do legado do programa, serão criados conselhos gestores com ampla participação da sociedade civil em todas as UCs beneficiadas. Esses fóruns ficarão responsáveis por acompanhar a implementação das iniciativas e atividades definidas a partir da conclusão do plano de manejo das reservas, a exemplo de recuperação de territórios, manejo da fauna e flora, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *