Programa UC Pernambuco

Oficina de Diagnóstico Participativo para Unidades de Conservação da região de Suape é sucesso absoluto

Um dia pra ficar marcado no calendário do Programa UC Pernambuco. Nesta quinta-feira (07), superando todas as expectativas da organização e mostrando o quanto estão preocupadas com a gestão ambiental das Unidades de Conservação (UCs) localizadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, cerca de 90 pessoas lotaram o Centro de Formação Professora Nadir da Costa, em Ipojuca, para participar da Oficina de Diagnóstico Participativo promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). O encontro deu voz e vez a todos os envolvidos direta ou indiretamente com os Parques Estaduais (PEs) Mata de Duas Lagoas e Mata do Zumbi, Floresta Urbana (FURB) Mata de Camaçari e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ipojuca-Merepe.


Estiveram presentes ao encontro moradores, pescadores, ambientalistas, donos de propriedades particulares, pesquisadores, lideranças comunitárias, gestores de entidades representativas do poder público e da sociedade civil. Durante o evento, os participantes trocaram informações importantes com a equipe do Programa UC Pernambuco, que vão propiciar fazer um levantamento das principais características socioambientais, assim como as problemáticas e potencialidades de cada Unida de Conservação. Também foi uma oportunidade para que essas pessoas pudessem compreender melhor quais são essas áreas naturais, suas principais características e como melhor protegê-las.


Os resultados dessa fase subsidiarão as demais etapas de execução do projeto: criação de conselhos gestores, elaboração de planos de manejo e o monitoramento remoto de fragmentos florestais e propostas de criação de corredores ecológico. O trabalho está sendo executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), organização contratada pela SEMAS para executar o Programa e, nesse Agrupamento Suape, conta com a atuação conjunta da empresa PLANTUC – Projetos Socioambientais, que está atuando na mobilização social e nos diagnósticos.


PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do Programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.