Programa UC Pernambuco

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Participe conosco na elaboração dos nossos produtos, você é fundamental neste processo.

Nos ajude propondo melhorias para conservação da natureza.

Seu apoio pode tornar ser fundamental para potencializar nossas ações.

A participação e o efetivo envolvimento da sociedade são fundamentais para a proteção e a gestão das Unidades de Conservação, tendo em vista que o cuidado com o ambiente natural e a busca de alternativas de desenvolvimento sustentável devem ser responsabilidades compartilhadas entre o poder público e a sociedade civil, no sentido da manutenção da biodiversidade e da qualidade de vida das populações.


As pessoas que moram nas áreas protegidas e em suas proximidades ou, ainda, que de alguma forma se relacionam com elas, são as que melhor conhecem estes territórios, exercem maior influência sobre eles e, ao mesmo tempo, são as maiores beneficiárias dos serviços ambientais por elas prestados.

 

Neste sentido, o projeto proporcionará e valorizará a participação social em todas as suas etapas, buscando envolver os diversos perfis de atores sociais para uma construção coletiva dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação, desde a elaboração dos diagnósticos socioambientais das áreas, até as definições de zoneamento e programas de conservação e manejo sustentável. O envolvimento de moradores e instituições locais, pesquisadores, gestores, visitantes, proprietários de áreas, integrantes de conselhos, entre outros, será fundamental neste processo.


Entendemos que é fundamental reconhecer e incorporar os desafios e potencialidades das UCs por meio do envolvimento dos atores sociais no planejamento, e que essa participação proporcionará melhores condições de apropriação das questões, pertencimento e engajamento para a conservação, usos sustentáveis e gestão das áreas.

 

Nesta iniciativa, a participação social ocorrerá por meio de oficinas participativas, reuniões, seminários, interações durante as visitas técnicas, mobilização social, acolhimento de contribuições e criação de Conselhos Gestores.

 

As principais atividades de participação social serão as seguintes:


– Seminário de lançamento do Projeto
Oficina de Diagnóstico Participativo
Oficina de Criação de Conselhos Gestores
Oficina de Zoneamento
– Oficina de Programas
– Seminário de Socialização dos resultados dos Planos de Manejo