Programa UC Pernambuco

Programa UC Pernambuco apresenta metas para três unidades de conservação em Jaboatão dos Guararapes

Dando prosseguimento aos trabalhos do Programa UC Pernambuco, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), promove nesta quinta-feira (07), a partir das 10h, o sexto webinário da iniciativa, que apresentará as metas propostas para três unidades de conservação (UCs) localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes. O evento será transmitido pelo YouTube nos canais da Semas-PE e do Itep/OS. Para ter direito ao certificado, é preciso se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-metropolitano-sul__1353387


De acordo com o que está proposto no programa, para estas UCs do “Agrupamento Metropolitano Sul”, que contempla as Florestas Urbanas (FURB) Mata de Jangadinha e Mata de Manassu e o Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Mata de Mussaíba, serão elaborados diagnósticos socioambientais participativos e planos de manejo, além de abordagens sobre conselhos gestores e indicações de oportunidades de corredores ecológicos. O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), organização contratada pela Semas, ficará responsável pela execução do programa nas UCs.


A participação da sociedade em todo o processo de execução é de grande importância para o êxito do programa, especialmente àquelas pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as reservas. “O engajamento popular é fundamental para que todos possam se envolver nas ações e contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do estado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.


As três unidades de conservação pertencem ao bioma Mata Atlântica e foram tituladas como Reservas Ecológicas em 1987 sendo, posteriormente, em 2011, com o objetivo de serem compatibilizadas junto ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), recategorizadas em RVS e FURB.


As matas de Mussaíba e Manassu estão situadas às margens da BR 232, sendo a primeira inserida na bacia hidrográfica do Rio Jaboatão e a segunda nas antigas terras do Engenho Manassu. Já a UC Mata de Jangadinha está localizada entre a linha férrea e os bairros de Cristo Redentor, Curado I e Cavaleiro, localidades de alta densidade demográfica, o que gera uma maior pressão por expansão urbana, sendo este o principal impacto negativo sofrido pela FURB.


PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco recebe investimentos na ordem de R$ 4,7 milhões, recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela CPRH. Ele prevê a elaboração e revisão de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo e implantação de Conselhos Gestores, além da indicação de oportunidades de criação de Corredores Ecológicos. A iniciativa contempla 47 UCs, distribuídas por 32 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *